sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Uma Mãe chamada Lua

 "O efeito Lua" , de Marcia Mattos






No nosso sistema solar, a Lua é o corpo celeste que se movimenta com mais rapidez.
A cada 28 dias ela perfaz uma volta completa em torno da Terra e percorre 360º do zodíaco.
A cada 7 dias ela muda de fase. A cada 2 dias e meio atravessa um signo inteiro e em poucas horas visita outros planetas, fazendo e desfazendo aspectos e ângulos com eles.
A Lua se move 1º a cada 2 horas.
Devido a este intenso movimento, atribui-se a ela o domínio sobre todas as atividades da natureza e do homem que sofrem grande variação, que têm ciclos rápidos e que se completam numa curta duração. 
São portanto próprios dos domínios da Lua a mutação e a flutuação.
Se ela não é o fator decisivo nas subidas e descidas das atividades humanas - ao longo do ano - é, sem dúvida, o determinante principal de pressão dentro de um mês, uma semana e, sobretudo, a grande vedete das variações ocorridas ao longo de um dia.


A Lua & a Fertilidade 
Tradicionalmente, a Lua representa o Princípio Feminino por excelência: a mulher/mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria.
Por isso, se atribui a ela o domínio sobre todos os processos e forma de fertilidade e nutrição. Partos, gravidez, gestação, concepção - estão todos sob a regência da Lua. 
É conhecido o impacto sobre a incidência de partos na troca de Lua.
A Lua Cheia é a campeã na precipitação dos nascimentos. É muito difícil resistir à chegada da Lua Cheia quando as semanas de gestação já estão cumpridas ou próximas de se cumprirem.
Para quem tem ciclos de ovulação/menstruação irregulares recomenda-se um tratamento que siga a Lua de nascimento da pessoa para que a menstruação se regule assim naturalmente.


A Lua & a Nutrição
Ela também atua sobre o metabolismo, o apetite, a assimilação dos alimentos e dos líquidos no organismo e, portanto, sobre o processo de se ganhar, manter ou perder peso. 
Dependendo do signo em que a Lua se encontra, os aspectos formados e a sua fase, até o tipo de consumo e a preferência de alimentos são alterados.
Por exemplo: a Lua transitando no signo de Touro ou de Leão estimula o consumo de produtos de delicatessen. Luxo puro! Pães e massas também são preferidos quando a Lua se encontra em Touro. Já sabores picantes e condimentados ganham destaque quando a Lua está em Escorpião. As carnes são mais consumidas também quando a Lua se encontra neste signo e em Áries. Como podemos ver há toda uma estimulação sensorial e principalmente do paladar de acordo com a posição da Lua nos signos. 


A Lua & as Águas
Devido à força gravitacional que exerce sobre a Terra, a Lua atua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes sobre a Terra, nas camadas subterrâneas pressionando o interior da Terra, no interior dos vegetais e no corpo humano.
As marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais e o fluxo de sangue e de líquido no organismo sofrem a influência da Lua, na medida em que ela se movimenta em relação ao Sol.
Com isto a vegetação, a agricultura, a pesca, o clima e até a saúde se tornam fortes áreas de influências da Lua. Há toda uma ligação entre umidade e as fases da Lua. Por exemplo: a secagem da madeira, a fase propicia para seu corte, a predisposição maior para sua conservação ou apodrecimento ou até a melhor absorção de tinta e verniz têm a ver com as fases da Lua.
A maior ou menor durabilidade das folhas, frutas e legumes também.
As mudanças do clima - principalmente as chuvas - podem ser indicadas pela Lua.
A presença de halo amarelado em torno do disco na fase de Lua Cheia é sinal certo de chuva. As próprias mudanças da fase da Lua são precipitadoras de mudanças de tempo


Lua & as Emoções
É a Lua que dá o tom emocional do dia.
Ela causa um grande impacto sobre o comportamento humano, sobre o humor das massas e sobre o estado de ânimo coletivo.
A sensibilidade, as reações e as flutuações emocionais das pessoas são em grande parte reflexos dos movimentos da Lua.
Certas posições da Lua no Céu predispõem as pessoas a se sentirem muito mais receptivas, extrovertidas e encorajadas, ao passo que outras, ao contrário, inclinam as pessoas a se mostrarem mais desanimadas, fechadas e até pessimistas.
O grau de carência emocional e maior necessidade de afeto também estão muito associados aos ciclos da Lua.
As pessoas ficam muito mais bem humoradas quando a Lua se encontra em Sagitário. Mais sensíveis com a Lua em Câncer. Mais radicais e desconfiadas com a Lua em Escorpião, e tagarelas com a Lua em Gêmeos.
A Lua Cheia costuma ser catártica para as emoções e a Lua Minguante será a mais propícia para digeri-las e elimina-las. Em silêncio.


A Lua & as Atividades
O comércio, os setores de entretenimento e lazer e todas as atividades que dependem diretamente de público são as mais sensíveis às influências da Lua e sofrem as naturais oscilações próprias do setor, devido aos rápidos movimentos da Lua geradores de inconstância e flutuação.


A Lua & Ciclos de  Crescimento
A Lua regula as subidas e descidas de qualquer ciclo.
Há definitivamente crescimento e queda de energia numa maré de pico ou de baixa associada à Lua.
Qualquer atividade, situação ou comportamento que tenha um começo determinado, se expanda e se desenvolva até alcançar os seus resultados plenos e, depois, se retraía em direção a uma diminuição, está diretamente sob a influência da Lua.
Por exemplo, engordar ou emagrecer é, em última instancia, a extensão dos efeitos da Lua em suas fases de aumentar - crescer - diminuir - minguar. Como uma visível barriga no céu. 
Tudo que quisermos que cresça e se revele ou ao contrário, diminua, se contraia, perca a força ou até desapareça, devemos fazer sob a correta influência da Lua.
No mesmo caso se incluem: tratamentos de saúde e beleza, dietas, gestação, jardinagem, agricultura, transações bancarias, relacionamentos e muitas outra atividades. Para prolongar o corte do cabelo ou o efeito das tinturas a boa Lua é a Minguante. Depilação entram nesta fase também.
Cortar cabelo para crescimento rápido é bom na Lua Crescente. Em compensação começar dieta de emagrecimento é perda de tempo nesta fase.


A Lua & os Relacionamentos
O mais próximo corpo celeste da Terra, a Lua mexe espetacularmente com as emoções e os desejos coletivos; reflete, portanto, nos romances e na vida afetiva.
Dependendo do signo em que a lua se encontra no céu, da sua fase ou dos aspectos formados com outros planetas, ocorre uma disposição maior das pessoas para os romances, os encontros e as aproximações.
Os sentimentos podem estar mais apaixonados ou mais esfriados. A comunicação emocional pode estar mais fácil ou, ao contrário, as manifestações afetivas mais contidas. Laços antigos podem, em alguns momentos, ser mais gratificantes do que novas aventuras.
Tudo isto depende da Lua!
Durante a Lua Cheia é quando nos sentimos mais ávidos de relacionamento e ansiamos por um par. Mas as maiores crises também ocorrem nesta fase.
É mais fácil terminar relacionamentos e se desligar dos nossos afetos na Lua Minguante.
A lua em Escorpião predispõe a ciúmes e a sentimentos de posse e controle.
Os bons aspectos entre Lua e Vênus que acontecem várias vezes ao mês são mais favoráveis para romances.


A Lua & a Saúde
A Lua tem atuação decisiva sobre todos os líquidos do nosso planeta, inclusive do nosso corpo. Por esta razão, é aconselhável observar o comportamento da Lua antes de nos submetermos às cirurgias. Devido ao controle que a Lua exerce sobre os líquidos do organismo, pode inibir ou predispor inchaços, hematomas, edemas, hemorragias e interferir na qualidade e na duração do pós-operatório.
Dependendo do signo em que a Lua se encontra ou dos aspectos formados por ela alguns órgãos ficam mais sensibilizados e certos tipos de tratamento se tornam mais eficazes. A Lua Cheia é menos indicada para cirurgias e a Minguante a mais favorável.
Quando a Lua se encontra nos signo de Touro, Escorpião, Aquário e Leão, temos mais chance de procedimentos estáveis e previsíveis durante a cirurgia


A Lua & o Sono
Como contra partida do Sol - o astro do dia - ela preside a noite e interfere diretamente sobre a quantidade e qualidade do sono e dos sonhos.
Sonos agitados, noites mal dormidas ou ao contrário horas reparadoras de descanso e sonhos sublimes dependem, em grande parte, da passagem da Lua pelos signos e dos aspectos formados a outros planetas.
Pessoas com mais predisposição à insônia sofrem mais na Lua Cheia.
Lua e Netuno sob má influência dão sono e Lua e Urano tiram o sono.


A Lua & a Casa
Como rege mudanças em geral, mudanças de casa ou de escritório não escapariam de sua influência.
É recomendável observar o comportamento da Lua para realizar qualquer tipo de operação que envolva um imóvel: compra, venda, obras, consertos, instalações e principalmente o dia da mudança.
Boas ligações entre Lua e Saturno são ideais para transações imobiliárias e reparos da casa. Lua e Plutão para jogar coisas inúteis fora.
A Lua em Virgem é ideal para faxina e arrumação.


A Lua & o Ambiente de Trabalho
A Lua interfere muito em nossa produtividade, disposição, concentração, estado de espírito e relacionamento com as pessoas. O ambiente de trabalho é portanto profundamente afetado por ela. Principalmente para as pessoas que trabalham diretamente em contato com o público. Até a natureza das atividades recebe influência deste manhoso satélite. A Lua em Gêmeos favorece as atividades ligadas ao comércio e à divulgação e publicidade. A Lua em Sagitário já privilegia as atividades culturais e os grandes eventos, inclusive esportivos. Uma ligação desarmônica entre Lua e Netuno gera desconcentração e baixa produtividade; já, entre Lua e Mercúrio, predispõe à superposição de tarefas e trabalhos interrompidos e inconclusivos. É definitivamente bastante produtivo verificarmos a posição diária da Lua para otimizarmos o nosso desempenho profissional.


Este texto é baseado no Livro da Lua 2004.











Podemos ter uma ideia aproximada lendo este texto de Márcia Mattos, como a Lua é importante para a nossa vida aqui na terra, como ela é importante para a própria terra e como ela influencia nossas atividades. 
 E para o povo Cigano a Lua, assim como o sol, são sagrados. Em sincronia com os ciclos lunares é que os Ciganos faziam suas colheitas, plantações, rituais e cerimônias. E os Espíritos Ciganos também atuam muito através desse elemento natural para seus trabalhos e sortilégios. Cada Lua é boa para trabalhos e magias diferentes, conforme a terra recebe a influencia da lua através das fases lunares. As plantas sofrem grande influencia pela lua. Um Exemplo: a lua minguante é ideal para as raízes, pois a energia que se concentra na terra, desce para o subsolo, pela quase nula influencia que a lua oferece a terra. A lua cheia é ideal para a colheita de flores e folhas, pois a seiva se concentra nesses locais nessa fase lunar. 


A Lua tem a energia feminina e atua nas emoções, desejos e sentimentos humanos. Mas não é somente isso. Este astro influencia mais diretamente a mulher e seus ciclos de gravidez e menstruação. 


Tenda Estrela de Lotus


A Lua e a menstruação 

A cada 28 dias a Lua completa seu ciclo de crescente a minguante. A Lua Nova marca a primeira iluminação e um fiapo fica visível no céu noturno. A Lua então cresce até o primeiro quarto, quando se pode visualizar a metade de seu disco. Continua a crescer e completa-se até atingir a Lua Cheia. Neste ponto, começa a diminuir de tamanho até o terceiro quarto, quando novamente só se vê a metade do disco e continua assim até que não se veja mais seu disco. Em quinta fase, esta Lua Escura dura três noites e esta, é este é o mais poderoso de todos os ciclos da Lua.

A Lua, com seu ciclo de nascimento, crescimento e morte, é um lembrete poderoso, todos os meses, da natureza dos ciclos. Em épocas remotas, os ciclos menstruais das mulheres eram perfeitamente alinhados com os da Lua. A mulher ovulava na Lua Cheia e menstruava na Lua Escura. A Lua Cheia era o ápice do ciclo da criação, era  quando o óvulo era liberado. Nos 14 dias que antecedem esta liberação, as energias da criação reúnem tudo que é necessário para constituir o óvulo. Quando passava a Lua Cheia e o óvulo não era fertilizado, tornava-se maduro demais e se decompunha, derramando-se no fluxo natural de sangue na Lua Escura. Quando a mulher vive em perfeita harmonia com a Terra, ela só sangra os três dias da Lua Escura. Quando a Lua Nova emerge, seu  fluxo naturalmente deve cessar e o ciclo da criação é reiniciado dentro dela.
Em nossa sociedade atual, o uso de pílulas anticoncepcionais, fez com que a mulher deixasse de incorporar e compreender este ciclo de criação e destruição dentro de si.



Alguns índios norte-americanos, consideravam a Lua uma mulher, a primeira Mulher e, no seu quarto minguante ela ficava "doente", palavra que definiam como menstruação. Camponeses europeus acreditavam que a Lua menstruava e que estava "adoentada" no período minguante, sendo que a chuva vermelha que o folclore afirma cair do céu era o "sangue da Lua".
Em várias línguas as palavras menstruação e Lua são as mesmas ou estão associadas. A palavra menstruação significa "mudança da Lua" e "mens" é Lua. Alguns camponeses alemães chamam o período menstrual de "a Lua". Na França é chamado de "le moment de la luna".
Entre muitos povos em todas as partes do mundo as mulheres eram consideradas "tabu" durante o período da menstruação. Este período para algumas tribos indígenas era considerado um estado tão peculiar que a mulher deveria recolher-se à uma "tenda menstrual" escura, pois a luz da Lua não deveria bater sobre ela. O isolamento mensal da mulher, tinha o mesmo significado que os ritos de puberdade dos homens. Durante este curto espaço de tempo de solidão forçada, as mulheres mantinham um contato mais íntimo com as forças instintivas dentro de si.
Em tribos mais primitivas, nenhum homem podia se aproximar de uma mulher menstruada, pois até sua sombra era poluidora. O sangue menstrual, nesta época, era tido como contaminador. Acreditavam também, que a mulher menstruada tinha um efeito poluente sobre o fogo e se por algum motivo se aproximasse dele, esse se extinguiria. 

Por vários motivos as mulheres acabaram impondo à si mesmas uma abstinência, muito embora, tanto nelas como nos animais, o período de maior desejo sexual é imediatamente anterior ou posterior a menstruação.
Hoje, uma compreensão científica e objetiva já nos livrou de todos estes tabus, mas é bom lembrar que em certo momento histórico, inconscientemente, a natureza instintiva feminina podia provocar a anulação dos homens. 

Texto retirado do site templodalua.zip.net


A Deusa-Mulher 

Para as mulheres, a Lua tem um significado especial. Em tempos remotos, as sociedades eram matriarcais, a mulher era a personagem principal da trama humana, ainda não se tinha conhecimento do papel do homem na geração. A Lua, Deusa-Mulher com suas fases marcava os ciclos de suas filhas, que por sua vez geravam a civilização. A menstruação das mulheres era a benção que a Lua dava à suas filhas para poderem gerar e criar. O tempo era marcado por essas duas fases, a da Lua e a das mulheres, de fato vemos que a palavra Menstruação ainda guarda em sua raiz esse significado, do grego men, "mês". Entre os índios Caapor alguns dos costumes antigos ainda persistem, as mulheres quando menstruadas se recolhem em uma cabana, para lá se recuperarem e se ligarem novamente às suas raízes, os homens dizem que nessa época as mulheres ficam mais fortes, perigosas até, resta-lhes apenas procurar a distância. Para essa tribo e para quase todos os povos da antiguidade, a primeira menstruação definia a transformação de uma criança em Mulher, sacerdotisa da Lua e seus mistérios. Menarca, o primeiro sangue, tem suas origens no língua grega, "men" mês ou tempo e "arkhe" início ou começo.

Para as mulheres de hoje, a menstruação e a Lua se tornaram tabus, símbolos de algo proibido, esse tabu nada é além do segredo em torno desses ciclos, e da força por trás dos mesmos. Para a nova civilização patriarcal os símbolso do poder feminino tiveram de ser enterrados, para assim não significarem mais perigo para a nova ordem estabelecida. Na TV vemos propagandas de produtos criados única e exclusivamente com o fim de banalizar e tornar sujo a maior dádiva da mulher, seu sangue, que flui seguindo uma lei antiga, a mesma que fêz Zeus curvar-se perante as Moiras, mesmo depois de assumir seu lugar como Herói, patriarca do novo tempo. Porém, a decadência dessa sociedade e dessa consciência vêm trazendo à tona antigas verdades que adormeceram no passado. As gentes procuram cada vez mais se ligar aos antigos deuses e deusas, voltar ao útero da Grande-Mãe, e o papel feminino nessa jornada é fundamental. Em tempos últimos temos visto a crescente onda de divórcios e de mulheres buscando a liberdade e a liderança, a participação feminina em grandes empresas vêm aumentando, e comprovadamente se mostrando mais competente que a masculina. Essas mulheres, que renovaram antigas crenças, hoje fazem renascer a crença na Lua-Mãe, orgulhando-se de seu sangue e dançando nuas ao redor de fogueiras sob os olhos da matriarca. 

Um ótimo exercício para confirmar as influências da Lua sobre o ciclo menstrual e emocional da mulher é o que apresentaremos a seguir. Faça uma tabela, com quatro colunas, cada uma para uma fase lunar. Nas linhas de cada coluna procure anotar a data de seu ciclo menstrual, os sintomas e suas emoções. Ao final de algum tempo poderá verificar como as fases da Lua refletem nas fases de seu corpo, e assim poderá alinhar-se mais facilmente às energias da Matrona, seguindo como muitas o caminho de volta ao útero primal.

Texto retirado do site www.tudomania.com.br

Além disso, já percebeu que na grande maioria das vezes as mulheres ficam menstruadas entre a madrugada e o amanhecer? Na transição da Lua para o Sol? 

Para algumas religiões a menstruação também é um tatu, não podendo a mulher menstruada participar de várias atividades dentro dos centros e terreiros de religiões afro-ameríndia descendentes. Podemos ver com os textos que este costume vem de vários povos antigos e não é "invencionices". Essa crença veio de algum conhecimento secular. Para algumas culturas o sangue menstrual é impuro e já para outras (como a africana-Nagô) é sagrado, pois reflete justamente o poder da fertilidade feminina, do útero capaz de gerar a vida, de nutrir e prover.

Porém a questão de que o sangue menstrual é impuro, tem um fundo de coerência. Cientificamente as mulheres menstruam porque não ocorreu a fecundação de seu ovulo. O sangue menstrual que se concentra no útero é para "alimentar" o ovulo fecundado. Como não há a fecundação, o sangue é expelido pelo organismo, onde também expele algumas impurezas que estejam nas paredes uterinas. Bom, ai fica a cargo da interpretação de cada um. 

Tenda Estrela de Lotus

Nenhum comentário:

Postar um comentário