quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Um Povo de Magia

Ao contrário do que visualizam muitos integrantes e admiradores de espíritos Ciganos, estes são espíritos muito ligados as energias dos elementos e a uma vida integralmente dependente do meio a qual estavam e procuravam viver em sincronia com a natureza a sua volta. 
Dentro dos núcleos Ciganos, muito próximos aos grupos/tribos indígenas, cada membro tinha o seu papel em prol do grupo, do coletivo, para que tudo funcionasse para o progresso e bem comum de todos. 
As mulheres eram as senhoras da magia, da sensibilidade, clarividência e conhecedoras dos poderes naturais da terra e suas plantas para a cura dos males físicos ou espirituais. Poderes estes que eram despertados muito cedo. Os homens responsáveis em conduzir o grupo para estradas afortunadas e manter o alimento, a subsistência, os negócios para gerar vantagens e lucros para o bem coletivo.

Povo supersticioso, místico e alegre, profundamente ligados a música e danças como forma de celebrar a vida, a família e espantar maus e tristes pensamentos.  

E os Espíritos Ciganos trazem muito dessa essência para nós, através de suas magias, costumes e sabedoria passada. Através das danças, liberam energias , assim como outras falanges de religiões afro-ameríndia. Ao liberar energias, acabam favorecendo o equilíbrio de nosso campo energético, e de nossos chacras. 

Os Espíritos Ciganos tem formas de trabalho e instrumentos de trabalho muito peculiares e diferentes de outras entidades de outros Cultos. Atuam muito com ervas, aromas, fogo, pedras e cristais, água, símbolos, cores, frutas, raízes e sementes, e outros instrumentos que refletem suas magias, como punhais, penas, resina de arvores, etc.


Estão presentes dentro de várias religiões brasileiras, como a Umbanda e o Catimbó. No primeiro; agregados a falange de Exus e Pombogiras. E no Catimbó, são chamados de Mouros e pertencem a um reino dessa religião. Inclusive são "donos" de um dos oráculos da Jurema, feito com sementes. Muitos Ciganos na Jurema foram consagrados a ciência sagrada em vida, e outros são entendidos como encantados. Tem suas cores o azul céu e vermelho e aceitam frutas em oferendas. 




              Os Ciganos trabalham dentro de qualquer campo de atuação, seja para abrir caminhos, para a melhoria financeira numa situação de difícil, para o amor, para saúde, para descargas de energias, para o equilíbrio mental e emocional. Como um grupo de atuação espiritual independente de outros grupos e "falanges", podem oferecer um atendimento aos necessitados e aflitos que batem as portas de suas Tendas e sentem afinidades e o "chamado" a esses espíritos, que irão ajuda-los dentro do que precisem e estevam sofrendo seja para cura ou abertura de caminhos ou desmanche de energias nefastas enviadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário